segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Então, eu e a Marluce, éramos os manequins mais bem pagos


Mais uma foto de uma passagem de modelos nos anos em que eu e a Marluce éramos os manequins mais bem pagos em Portugal. Por esta altura ela e o Carlos Cruz tinham começado a namorar. Conheci-o por intermédio dela.
Tenho muito boa memória da Marluce. Gosto dela apesar de já não nos vermos há décadas. Lembro-a como uma pessoa muito centrada, profissional, trabalhadora, generosa e sem a detestável "mentalidade de pobre". Por mentalidade de pobre não quero dizer que só gosto de pessoas ricas. Até há mais gente minha conhecida com mentalidade de pobre sendo rica que as outras. Refiro-ma aquela atitude de saquear tudo o que possa aos outros por os invenjar ou mera ganância. Ou seja por se sentir pobre. Como o tio Patinhas.
Entre os melhores modelos o ambiente era muito bom. Escolhiam-nos por sermos diferentes umas das outras. Nunca senti competição. Mais uma agradável fraterninade que ainda hoje dura quando nos encontramos. Numa festa do Abel Dias no ano passado, revi a Ana Maria Lucas e a Riquita e foi isso que senti: amigável fraternidade.
Essa só existia ao lidarmos com as que nunca chegariam onde nós estávamos.
Nesta foto eu estou ao meio durante uma das voltas da coreografia final.
A Marluce está à esquerda e a Cristina Carrascalão à direita.
A empresa para que trabalhávamos era a Hevimac. Corria o ano de 1980. Mês de Outubro.
Eu tinha tido a minha querida filha em Janeiro desse ano. Um ano dos mais marcantes da minha vida. Que magrinhas que nós éramos!
Ainda há quem diga que éramos "fausse maigres"... Mas eu fartava-me de comer, só que à minha maneira.
Lembro-me de um episódio num dos muitos desfiles que fazíamos na província. Onde, como de costume, no jantar que se seguia as iguarias eram do melhor que há em cada região. Obviamente fartava-me de comer. Deliciada. O nosso cabeleireiro olhava para mim espantado.
-"Maria! Mas não vais à casa de banho vomitar? Assim engordas!"
-"Eu!?! Amanhã como à minha maneira e limpo tudo! Nem me fales em fazer tal coisa. Está a saber-me tão bem!"
Compreendo lindamente quem tenha anorexia ou bulimia. Certos pseudo/alimentos são uns traidores. Sabem bem... mas fazem mal!
Não há nada mais perverso. Por isso tantas pessoas sofrem delas. Sendo do mais inteligente que há.

1 comentário:

Anónimo disse...

I think we all need this...
To: YOU Date: TODAY From: GOD Subject: YOURSELF Reference: LIFE
This is God. Today I will be handling All of your
problems for you. I do Not need your help. So, have a nice day.
I love you.
P.S.
And, remember...
If life happens to deliver a situation to you that you cannot handle, do Not attempt to resolve it yourself !! Kindly put it in the SFGTD (something for God to do) box. I will get to it in MY TIME. All situations will be resolved, but in My time, not yours.
Once the matter is placed into the box, do not hold onto it by worrying about it. Instead, focus on all the wonderful things that are present in your life now.