Encontrei esta manha uma serie de textos muito interessante sobre alimentos, publicados pelo Rui Rato.
Sao ideias, creio que do Oshawa, reescritas pelo Rui.
Ideias desafiantes porque o mundo eh composto de mudanca.
Eu gostei.
Espero que também goste.
Sobre comer coisas cruas:
Se nos alimentamos sobretudo de legumes principalmente crus, regressaremos ao estágio
da vaca, que nasceu unicamente para ser explorada. Tradicionalmente no Japão, Índia e África não se come salada crua.
Dos Ovos:
É necessário ressaltar que o consumo de ovos é adquirido principalmente pelas espécies animais
de sangue frio, como o lagarto e a serpente. O ser humano, que já possui uma certa temperatura corpórea não os deveria consumir. A mulher que come ovos vai perdendo as suas funções reprodutoras, uma vez que ela é produtora de óvulos e não consumidora. Os ovos produzem um espírito rígido e fechado e um comportamento violento e impulsivo. O grande consumo de ovos é particularmente grave nas
mulheres grávidas, e conduz ao aumento das doenças mentais nos recém nascidos.
O consumo de frango torna as pessoas muito aborrecidas.
Sobre a Agua:
Hoje em dia está muito em voga beber água sem ter sede, para limpar o corpo. É óbvio que nem o corpo se purifica com água, mas sim com sangue viscoso pouco aguado, e nem os rins são o filtro de um automóvel.
A água é o veiculo e a fonte de nutrição dos peixes não do ser humano. A quantidade de água a ingerir depende do numero de micções em 24 horas. O corpo só se limpa se não for sujo, não é como um automóvel que pode ser lavado na oficina mecanicamente.
O excesso de água impede os rins de filtrar as impurezas ao expandilos, quanto mais água bebemos, menos os rins filtraram as toxinas, como consequência a urina sairá limpa, mas os resíduos ficaram no
corpo. O excesso de água debilita todos os órgãos e vísceras.
Podem fazer a seguinte experiência:
Agarrar num papel normal e esticá-lo com os dois dedos, verificaram que o mesmo não se rompe, a não ser que a força seja excessiva, porém ao molhá-lo com água este se romperá facilmente. O mesmo se passa no nosso corpo. Ao ingerir alimentos muito yin que contenham muita água o corpo se tornará mole como uma folha de papel, sem imunidade e vitalidade.
Porque os peixes não morrem congelados no pólo norte?
O excesso de água coloca o sistema simpático super excitado, enfraquecendo as funções do sistema nervoso parassimpático, que é responsável pela autocura e regeneração fisiológica. Como consequência, a excitação do simpático produz todo o tipo de doenças, físicas e mentais. Todos os alimentos yin, excitam o sistema nervoso simpático. Os alimentos mais yang excitam o parasimpático.
Quem bebe excesso de líquidos, tem facilmente os olhos com lágrimas, transpira facilmente, saliva muito e tem facilidade de ter doenças ardiacas, renais e diabetes.
Os coelhos que habitam nas montanhas cobertas de neve quase não bebem, e só urinam 2 a 3 vezes. O arminho, que é um carnívoro mustelídeo de pequeno porte, pertencente ao grupo das doninhas, que
vive a grande altitude nos andes, não bebe nunca, e é o único animal que os investigadores nunca constataram enfermidades terríveis.
Sobre a Carne:
Ao comer carne podemos perceber o calor nas mãos, pés e cabeça. Por esta razão as pessoas que comem carne podem facilmente ter febre elevada. Em especial sabe-se que o consumo de carne de aves domésticas produz calor, muitos a comem no Inverno. A carne de aves pode produzir febres mais elevadas que a carne de mamíferos. A temperatura média de uma ave é de 41ºC, vários graus mais alta que a temperatura dos mamíferos. Um peixe tem a temperatura mais baixa, por tanto é menos provável que o seu consumo produza febre. Se um vegetariano tem febre, esta em geral não passará dos 38º, ou 39ºC. O carnívoro graças à sua temperatura corporal, tende a ser mais activo, ruidoso, fazendo tarefas físicas e mudando de lugar frequentemente. A pessoa que comem muita carne e não são fisicamente activa, concentram toxinas muito rapidamente convidando as doenças. Os carnívoros tendem a ter a cabeça mais quente que o normal, o que os impede de raciocinar adequadamente, agindo mais instintivamente como os animais, mostrando emoções extremas como ira, tristeza, risos, gritos, raiva e agressão.
Já os vegetarianos tem temperaturas mais baixas e tendem a ser mais passivos e tranquilos, mudando menos frequentemente de lugar. Por outro lado o consumo excessivo de vegetais pode produzir tristeza e preocupação.
A dieta vegetariana favorece o pensamento, a leitura, escrita e meditação. Alguns exemplos notáveis são Pitágoras, Platão, Jean Jacques Rousseau, Einstein, Leão Tolstoi, e outros numerosos escritores e filósofos.
Reconheceu-se universalmente que as faculdades especiais do ser humano se encontram na parte superior do corpo, como mostra a esfinge do Egipto. A carne torna a parte inferior do corpo, sexualidade, hiperactiva, e enfraquece as faculdades mentais. A carne é particularmente nefasta para as belas mulheres que até aos 25, 30 anos são esbeltas e depois envelhecem precocemente e tornam-se desactractivas e grosseiras.
Acerca da Fruta:
Uma alimentação predominantemente à base de fruta da mãe produz filhos mongoloides. Os símios e os pássaros comem muita fruta, o homem não é um símio, nem um pássaro.
A fruta quando amadurece cai das árvores, quem a come acontece o mesmo, cai constantemente na vida e cai constantemente doente. Quem come muita fruta tem tendência ao misticismo e esoterismo. Se comeis uma fruta por dia, ou muita de uma só vez tereis certamente uma doença cardíaca, ou então os olhos se debilitarão, tereis os ossos e músculos menos robustos, ou então ireis sofrer de hérnia ou dilatação estomacal. Tudo isso significa que viveis uma vida de fracassado. Uma fruta é mais yin que um litro de água. A fruta é tão yin que yiniza rapidamente o homem.
É interessante verificar que a função bioecológica da polpa da fruta é a de apodrecer, criando um ambiente rico em matéria orgânica, humidade e vida bacteriana para que a semente suporte os raios do sol e brote eficientemente. Esse (apodrecer) é a função da polpa da fruta. Quando a comemos, acontece o mesmo processo, só que dentro do nosso organismo. Por isso é que quem utiliza sempre frutas possui uma forte tendência para infecções e outros problemas mais graves ainda. Deve-se usar a menor quantidade possível de frutas e ter cuidado para que as frutas não entrem dentro da dieta de uma pessoa doente. As mulheres com tendência a hemorragias uterinas e as que pretendem engravidar devem evitar as frutas por completo.
Quando comemos fruta (yin), torna-se necessário a busca do equilíbrio, o que é praticamente impossível com o arroz integral. O trigo-sarraceno é um pouco mais yang. Entretanto, para equilibrar uma grande quantidade de potássio (fruta) seria preciso uma quantidade de trigo-sarraceno muito superior à que temos capacidade de absorver. Os produtos animais e o sal são os produtos aos quais poderíamos recorrer. Os produtos animais tem um carácter neutralizante em relação ao yin (fruta), devido ao grande teor de sódio de que são constituídos. Contudo esse sistema não representa nenhuma vantagem, porque um grande índice de toxinas irá sobrecarregar o organismo no processo de eliminação, a carne produz a cadaverina, que segundo alguns estudos científicos é como se sabe a toxina responsável pelo envelhecimento precoce. A segunda solução é o sal. O cloreto de sódio é um alimento extremamente yang (cerca de 250 g de sal, se ingerida de uma só vez por uma pessoa, poderá matá-la) e por isso provoca uma yanguização muito rápida, violenta, portanto não é aconselhável o seu uso mais do que o necessário, de modo a que não provoque sede.
Sobre os Lacticinios:
Se nos alimentamos de leite de vaca ficaremos com uma grande estrutura óssea, semelhante à da vaca, enquanto o desenvolvimento mental tende a ficar muito lento e perderemos a sensibilidade. Ficaremos muito dependentes sentimentalmente, infantis, esquizofrénicos, egocêntricos, submissos, com personalidade e sexualidade imatura.
Os produtos lácteos desenvolvem também uma personalidade com tendência ao dogmatismo e à aceitação sem explicação.
As mulheres que bebem muito leite, natas tendem a ficar com as mamas muito grandes e inchadas. O que revela mau prognóstico, com tendência ao cancro da mama; a mulher é produtora de leite e não consumidora. O queijo faz aumentar as ancas. Os alimentos que tornam as pessoas mais altas são alimentos yin de origem animal tais como leite, queijo fresco, etc.
As vacas são ruminantes, o que significa que tem um estômago com quatro cavidades. Numa primeira fase, a vaca come sem mastigar e toda essa comida é enviada para uma cavidade própria. Passadas algumas horas, essa comida é regurgitada para a boca da vaca, onde é então lentamente mastigada e novamente engolida, para então, sim, ser feita a digestão. Uma vaca produz, em média, 20 L de leite por dia, havendo animais de raças de grande qualidade, que podem dar até 30 L. Uma vaca pode viver cerca de 15 anos e pesar 600 kg.
Muitos dos medicamentos que encontramos nas prateleiras das farmácias, comprimidos para a dor de cabeça, descongestionantes, anti-histamínicos, laxantes, destinam-se a combater reacções adversas que ignoramos serem causadas pelo consumo de leite e lacticínios.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, quase 40% da alimentação norte-americana comum consiste no leite e lacticínios. O leite contém proteínas em abundância, cerca de 80% dessas proteínas são caseína, a mesma cola usada para montar móveis e para fixar o rótulo na garrafa de cerveja. O Dr. Spock, o maior pediatra dos Estados Unidos, considerava a caseína como principal causa de mucosidade, congestão e dores de ouvido na infância. Há estudos que a indústria de lacticínios se recusa a divulgar, provas mantidas em segredo, mais importantes do que aquelas que a indústria de cigarros acabou por revelar.
Milhares de substâncias causam cancro, mas um hormônio que nós produzimos naturalmente é o factor-chave no desenvolvimento do cancro humano, principalmente no cancro de mama. Há milhões de hormônios no reino animal, mas apenas um é exactamente igual nas duas espécies. Esse hormônio, denominado IGF-1 (insulin-like growth factor), é igual em seres humanos e vacas. Ao tomar um copo de leite de 360ml, estamos a dobrar a quantidade desse hormônio no organismo, um hormônio descrito em periódicos científicos como o factor-chave para o desenvolvimento e a proliferação do cancro.
A maioria das pessoas foi levada a crer que o leite de vaca é necessário para o bom desenvolvimento dos ossos. Acabamos por pensar que jamais devemos ser desmamados, que devemos continuar a beber leite de vaca para o resto da vida. Os animais, porém, só bebem o leite de suas mães durante o começo da vida e depois passam a suprir as suas necessidades com aquilo que comem. Se o leite é uma fonte tão grande de cálcio, como se explica que a maior incidência de osteoporose ocorre justamente nos países onde existe o maior consumo de leite? Como é que em países como a China, onde quase não se consome lacticínios, a incidência de osteoporose é bem menor?
Na Escola de Harvard foi realizado um estudo que teve a duração de 12 anos. Este estudo foi praticado num grupo de 77.761 mulheres enfermeiras, com faixa etária compreendida entre os 34 e os 59 anos de idade. As mulheres que beberam mais cálcio através do leite são as mais sujeitas a fracturas do que as que beberam pouco ou nenhum leite. Um estudo com homens e mulheres idosos, realizado em 1994 em Sidney (Austrália) mostrou o mesmo – o maior risco de fracturas estava associado a maior consumo de lacticínios. Aqueles com o maior consumo de leite e derivados tinham quase o dobro de risco de sofrer fractura do quadril do que aqueles que tinham menor consumo desses produtos.
Países com o maior número de consumidores de lacticínios: Finlândia, Suécia, EUA e Inglaterra.
Países com o maior índice de osteoporose: Finlândia, Suécia, EUA e Inglaterra.
A fractura do fémur é nove vezes mais frequente entre os negros que vivem nos EUA do que entre os negros que vivem na África do Sul. Na China rural, a população consome apenas metade do cálcio consumido pela população nos EUA. Entretanto, na população dos EUA, ocorrem 5 vezes mais fracturas do que na China rural.
Cientistas do Canadá comprovaram que há uma forte relação entre a esclerose múltipla e o consumo de leite. Nos países onde não existe, ou quase não existe o consumo de leite, a população não é atingida por essa doença, enquanto nos países onde existe o consumo de leite, a população é muito atingida. Na Noruega, a esclerose múltipla não é encontrada nas regiões costeiras, que vivem da pesca, mas sim nas regiões onde as fazendas produzem leite.
O leite de vaca é perfeito para o bezerro (isto é, se você tem quatro estômagos e precisa dobrar o peso em 47 dias).
Os Riscos do consumo do Leite de Vaca:
Gastrite;
Prisão de ventre (Queijos);
Diarreia (Leite, iogurte);
Hemorróidas;
Ataque cardíaco;
Arteriosclerose;
Varizes;
Hipertensão;
Anemia;
Leucemia;
Sida;
Disfunção renal;
Diabetes;
Quistos pré cancerosos nos ovários;
Cancro da mama;
Útero infantil;
Esterilidade;
Corrimento vaginal;
Lesões na próstata;
Obstrução das vias respiratórias;
Debilidade do olfacto;
Cancro do pulmão (fumadores);
Distrofia muscular;
Osteoporose;
Hérnia de disco;
Calcificações.
Acerca da pseudo-Energia e do Açúcar:
Aqueles que se alimentam predominantemente de açúcar pertencem à raça dos loucos, porque vão perdendo a memória física (osteoporose) e mental.
Se não é possível renunciar aos doces, tortas, chocolates, etc, deveis renunciar completamente a ser livre e feliz.
O açúcar é ainda muito mais yin que a fruta. Um bocado de torta é equivalente a uma grande quantidade de fruta. Se comeis todos os dias açúcar tereis dor de estômago, problemas de coração, olhos, rins e dentes, ou então hemorroidas, ou tuberculose. O vosso carácter se tornará muito yin, sereis tímido, medrosos, esquecidos, pessimista, ansiosos, o mais embaraçosos será a perda da vossa paciência e memória, e finalmente sereis um fracasso.
Nestes últimos séculos apareceram muitos génios. Foram génios do açúcar – Pasteur, Shelley, Mozart, Bethoven, Tchaikovsky, Van Goghe muitos mais. Apesar de génios, também eram débeis física e mentalmente. A elevada quantidade de açúcar contida na fruta também pode produzir estes efeitos. E se recuarmos um pouco mais atrás, o factor que produziu tantos génios na antiga Grécia, durante a era de Péricles, podem estar relacionados com o mel, que os gregos importavam de África e do Este.
Os Sintomas psicológicos yin causados pelo açúcar:
Nervosismo;
Preocupação;
Passividade;
Introversão;
Prolixidade (falta de objectividade);
Emotividade;
Desconcentração;
Esquecimento;
Indecisão.
Os Sintomas fisiológicos yin causados pelo açúcar:
Acidez;
Anemia;
Hemorragias;
Inchaços;
Fadiga repentina;
Movimentos lentos;
Diarreia;
Prisão de ventre (Também pode ser yang);
Inapetência;
Leucemia;
Cancro;
Hipotensão;
Debilidade.
Do Mito das Proteinas:
A ciência moderna cometeu inumeráveis erros. Um desses erros é o conceito sobre as proteínas, que diz:” As células do nosso corpo são constituídas de proteínas”. Então é necessário ingerir proteínas em abundância, sobretudo proteínas de boa qualidade. O homem moderno que está muito ocupado para ter tempo para reflectir, foi enganado por esta lógica simplista.
Se esta lógica é verdadeira, o homem deveria comer proteínas de galinha mais do que de peixe, de vaca, mais do que de galinha, de macaco, mais do que de porco, e por fim, o melhor seria comer proteínas do próprio homem. Assim a melhor alimentação para o macaco seria o próprio macaco, e para os bezerros a vaca. Se esta fosse a ordem de alimentação do mundo, este extinguir-se-ia rapidamente.
Este conceito de higiene moderna, não é mais que uma lógica morta.
Este erro da higiene alimentar provém da concepção mecânica da ciência, que omite sempre os fenómenos vivos.
Segundo a ciência, a digestão não é mais que uma simples “transformação de alimentos no aparelho digestivo” (Larousse).
Mas a digestão não é a simples dissolução e absorção de alimentos, mas sim um processo muito mais criativo e transmutativo. Dentro dos órgãos digestivos, as novas substâncias que não estão presentes nos alimentos, são produzidas sem cessar: tais como proteínas, vitaminas, etc.
Os nossos órgãos digestivos são fábricas de transmutação. Por exemplo as vacas comem ervas. Estas ervas são digeridas no ventre da vaca e transformam-se em proteínas animais do próprio corpo e em diversas substâncias que não se encontravam nas ervas. A carne de vitelo não se encontra nas ervas, mas ela foi sintetizada a partir de hidratos de carbono. No homem é semelhante. Ele produz, sintetiza e cria todas as vitaminas, proteínas e outras matérias necessárias e ideias através do que come. Antes destes últimos anos o homem nutria-se principalmente de alimentos vegetais, até que um fisiologista alemão, o Dr. Voigt, começou a sua nova teoria higiénica que exige 80gr. A 120gr de proteínas diárias. Os verdadeiros monges Zen não comiam nenhuma proteína animal, nem mesmo um ovo, nem leite, desde à milhares de anos, eram felizes e atingiam o Satori. Assim era feita a cozinha nos mosteiros Zen. Todos estes vegetarianos extraordinários usavam os seus estômagos e intestinos como incríveis fábricas de transmutação.
O homem moderno, carnívoro explora a digestão das vacas e como resultado degenera, adoece e enfraquece cada vez mais.
Um dos animais predominantemente carnívoro é o lobo. Se nos alimentarmos essencialmente de carne regressaremos ao estágio do lobo.
O que nos diferencia das outras espécies de animais é a nossa consciência de evolução. Nós somos um animal superior, e por isso não deveríamos comer os nossos irmãos, animais inferiores. Se dentro da vossa família vocês tiverem um irmão mais novo, vocês não o comem porque é inferior. Se comemos carne ficaremos com os instintos selvagens das espécies que comemos, uma vez galinha, outra vaca, outra cabrito, outra peixe e raramente humanos. Por isso as pessoas gostam cada vez mais de animais (os seus irmãos) e menos de humanos. A carne tende a produzir pessoas fanáticas, sem aceitar o ponto de vista dos outros o que os conduz às guerras e revoluções.
Do Leite de Vaca e da Anemia:
Especialista diz que leite em excesso pode provocar anemia nas
crianças mais pequenas 18.11.2005 - 14h24 Lusa
A hematologista alertou os pais para evitarem substituir refeições por leite.
Beber mais do que meio litro de leite de vaca por dia é prejudicial para as crianças mais pequenas e pode conduzir a anemia por falta de ferro, foi hoje revelado na reunião da Sociedade Portuguesa de Hematologia, em Espinho.
"Há uma relação muito estreita entre a introdução do leite de vaca antes dos doze meses de idade e a anemia por falta de ferro", afirmou hoje Letícia Ribeiro, hematologista do Centro Hospitalar de Coimbra, esclarecendo que o leite de vaca é muito rico em fósforo e em cálcio, mas inibe a absorção do ferro.
Esta hematologista alertou os pais para evitarem substituir refeições por leite, sempre que os seus filhos se recusem a comer. "Compensar ou substituir refeições por leite é um erro que muitos pais desconhecem", frisou Letícia Ribeiro, realçando o facto da falta de ferro ser a deficiência nutricional mais prevalente em todo o mundo, atingindo todos os grupos socio-económicos.
Segundo a especialista, no segundo ano de vida das crianças, surgem frequentemente anemias por falta de ferro devido ao excesso de leite de vaca consumido.
-As crianças aparentemente estão bem e têm um peso bom, mas a dúvida manifesta-se porque o menino está muito pálido, muito irrequieto,dorme mal e, muitos deles, desenvolvem um fenómeno que nós designamos por 'pica', ou seja comem terra e roem móveis (à procura de ferro), acrescentou.
Letícia Ribeiro alertou ainda para a existência de estudos que provam que a falta de ferro no primeiro ano de vida vai condicionar as aquisições cognitivas e está associada a uma diminuição do QI em cinco a sete pontos e na idade adulta diminui a produtividade.
A hematologista defende, por isso, suplemento medicamentoso sempre que haja suspeita de que a criança não se alimenta correctamente.
Em discussão na reunião, que começou ontem e termina amanhã, está também a leucemia, doença que anualmente afecta entre 600 a mil portugueses.
Agora por minha conta afirmo que comer lacticínios é uma das principais causas de as crianças evitarem comer hortaliças, ficarem cheios de mucos no aparelho respiratório e baixar as defesas do organismo.
O leite, o alimento completo... é-o mas só para os vitelos.
Do Peixe:
Se nos alimentamos predominantemente de peixe, desenvolveremos uma mentalidade muito estreita, como os peixes, que se movem sempre para a frente, vendo apenas com um olho de cada vez. Teremos
um pensamento unilateral, maniqueísta e oscilante.
Alguns grandes consumidores de peixe tendem a mudar drasticamente de objectivos e metas de vida, assim como de paixões, como os peixes.
A visão dos peixes na sua grande maioria é limitada pela sua fraca retina . Pode-se observar facilmente a dificuldade de visão quando apagamos a maioria das lâmpadas do aquário, mas mantemos ainda a luz ambiente. Nós conseguimos visualizar todo o aquário, mas os peixes não conseguem perceber a nossa aproximação. Quem come muito peixe tem tendência a ter problemas nos olhos.
E agora Sorria! E que todos os seus mais belos sonhos se tornem realidade!:-)))
Sem comentários:
Enviar um comentário