quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Leite provoca anemia?

Mais uma informação que me chegou via email:
Especialista diz que leite em excesso pode provocar anemia nas
crianças mais pequenas 18.11.2005 - 14h24 Lusa
A hematologista alertou os pais para evitarem substituir refeições por leite.
Beber mais do que meio litro de leite de vaca por dia é prejudicial para as crianças mais pequenas e pode conduzir a anemia por falta de ferro, foi hoje revelado na reunião da Sociedade Portuguesa de Hematologia, em Espinho.
"Há uma relação muito estreita entre a introdução do leite de vaca antes dos doze meses de idade e a anemia por falta de ferro", afirmou hoje Letícia Ribeiro, hematologista do Centro Hospitalar de Coimbra, esclarecendo que o leite de vaca é muito rico em fósforo e em cálcio, mas inibe a absorção do ferro.
Esta hematologista alertou os pais para evitarem substituir refeições por leite, sempre que os seus filhos se recusem a comer. "Compensar ou substituir refeições por leite é um erro que muitos pais desconhecem", frisou Letícia Ribeiro, realçando o facto da falta de ferro ser a deficiência nutricional mais prevalente em todo o mundo, atingindo todos os grupos socio-económicos.
Segundo a especialista, no segundo ano de vida das crianças, surgem frequentemente anemias por falta de ferro devido ao excesso de leite de vaca consumido.
-As crianças aparentemente estão bem e têm um peso bom, mas a dúvida manifesta-se porque o menino está muito pálido, muito irrequieto,dorme mal e, muitos deles, desenvolvem um fenómeno que nós designamos por 'pica', ou seja comem terra e roem móveis (à procura de ferro), acrescentou.
Letícia Ribeiro alertou ainda para a existência de estudos que provam que a falta de ferro no primeiro ano de vida vai condicionar as aquisições cognitivas e está associada a uma diminuição do QI em cinco a sete pontos e na idade adulta diminui a produtividade.
A hematologista defende, por isso, suplemento medicamentoso sempre que haja suspeita de que a criança não se alimenta correctamente.
Em discussão na reunião, que começou ontem e termina amanhã, está também a leucemia, doença que anualmente afecta entre 600 a mil portugueses.

Agora por minha conta afirmo que comer lacticíneos é uma das principais causas de as crianças evitarem comer hortaliças, ficarem cheios de mucos no aparelho respiratório e baixar as defesas do organismo.
O leite, o alimento completo... é-o mas só para os vitelos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei imenso do seu blog. Passe tbm no nosso. saudeaomaximo.blogspot.com!
Muito obrigada e continue . . . Cumprimentos