quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Aconselhamento de Imagem e de Carreira


Esta é uma das vertentes do meu trabalho que mais prazer me dá.
Com o meu forte lado maternal continuo a olhar para todos os meus antigos clientes embevecida, como se fossem meus
filhos. E a regozijar-me com a continuação do seu sucesso.
Com certeza que conhece muitos deles.
Porém a discrição e confidencialidade é obrigatória neste tipo de trabalho.
Também não iria gostar que eu indicasse o seu nome, depois de estar alcandorado no topo da sua carreira.
• Comecei a fazer isto no início dos anos 80. Tempo de yuppies e fortunas recentes.
Como eu fazia a eleição dos "Mais e Menos elegantes" de Portugal, comecei a ser solicitada para este tipo de actividade.
Muitos dos meus e minhas clientes de então, são actualmente valores incontestáveis na sociedade portuguesa e com projeccao internacional.
Quando alguém é promovido profissionalmente ou ganha muito dinheiro, com frequência tenta movimentar-se em novos círculos sociais... mas a aceitação não costuma ser a melhor.
Isto atrapalha muito a progressão da carreira e a felicidade pessoal.
Chamam-lhes "novos ricos", porque ainda não conhecem bem as regras. Cometem "gaffes" constantes e os novos conhecidos... gozam.
• Outro problema é manter o mesmo cônjuge sem sofrerem constrangimentos sociais. Em geral porque se a/o ama e tem grande importância que continue ao seu lado. Uma boa equipa devida a um bom casamento é preciosa. Em equipa que ganha não se mexe. Porém...
Um chefe não tem problemas em dizer-lhe para nunca mais aparecer lá com a gravata errada.
Todavia, tudo se complica se é preciso dizer-lhe que o facto de não ter sido o/a escolhido/a para o tal cargo, para o qual era indiscutivelmente o mais competente, tem a ver com a maneira de se comportar e o aspecto da sua mulher... ou marido.
Que melhor prova de amor que confia-lo/a a mim, qual fada madrinha para obter a adequacao à vossa nova fase de vida?
Para que possam continuar a desfrutar de um casamento feliz, apesar de terem ascendido socialmente.
Depois tenta-se adquirir novos símbolos de sucesso ou riqueza... mas nem se sabe bem quais escolher.
Nem exactamente que fazer com o dinheiro para obter os seus objectivos. Por exemplo:
• Comprou-se um carrão; mas não se acertou na cor ou modelo ... e gozam.
• Comprou-se muita roupa nova e à última moda; mas só nos chamam "fashion victims" ...e gozam.
• Comprou-se uma roupa caríssima; mas não nos fica bem ou não é adequada à ocasião ... e gozam.
• Quer-se viajar; mas não se foi ao sítio certo na altura certa... e gozam.
• Quer-se aparecer nas crónicas sociais ou ser entrevistado para melhorar o prestígio; mas não se conhecem as pessoas certas nem as estratégias para lá chegar... exploram-nos e gozam-nos.
Estas atribulações características dos novos-ricos, só me provocam ternura.
Trabalhei como "looker" (naquele tempo era assim que se chamava) e conselheira de carreira para bastantes.
Ensinei-lhes a não desperdiçarem dinheiro, porém a investir para materializarem os seus sonhos: não só para ter o melhor aspecto a nível pessoal, como também das casas e escritórios, integrando-se no que é o chamado "Bom Gosto".
Além de elaborarmos a estratégia a usar para melhorar ao máximo as suas carreiras e as hipóteses de bem estar das famílias. Até escolher e conseguir entrar no tal colégio.
Ou comprar a casa no sítio certo, etc.
Lamento, outra vez, que neste tipo de trabalho se tenha de manter em segredo o nome dos meus alunos. Todavia garanto-lhe que conhece muitos.
Muitos são hoje locomotivas sociais em Portugal. Alguns com projecção internacional no seu campo de actividade. E eu ao vê-los sinto um orgulho lindo, como se fossem meus filhos.
Se quiser fazer parte desta elite basta contactar-me!
Nestes tempos actuais de obtenção de sucesso e fama a uma velocidade vertiginosa, este tipo de serviço, voltou a ser uma necessidade social.

Método usado:
• Avaliação das características, meios e ambições do/a cliente.
• Determinação da estratégia a usar para potencializa-las ao máximo. Dentro dos grupos sociais adequados ao nosso objectivo.
• Melhorar a imagem e comportamentos necessários para obter esse fim.
• Apoio psicológico e emocional para "manter os pés na terra" apesar da natural tendência para a "embriaguez" com o sucesso.

Tipo de contrato:
• Apesar de tudo ser extremamente personalizado, há uma primeira parte que deve ser paga "à cabeça", como é obrigatório em trabalhos de relações públicas.
• Depois uma anuidade para apoio posterior. Tanto em consultório como por telefone.
• Pode haver facilidades de pagamento.
Para mim cada caso é um caso, no mais puro sentido.
Comigo não se limita aos costumeiros meros "banho de loja", com "mudança de visual" através de roupa, cabeleireiro e maquilhadora.
Eu com a naturopatia, astrologia, mais o que sei de moda e normas sociais posso ajuda-lo/a a mudar muito: desde o rejuvenescimento à beleza que irradia, até a aproveitar as épocas melhores para fazer algo.
Por exemplo, já estive com muita cumplicidade, ternura e paciência maternal a:
• Ensinar a estar à mesa um cliente, (gestos e conversa).
• Ir às compras com uma senhora que precisava renovar todo o guarda roupa com modelos e cores que a favorecessem.
• Acompanhar a um cabeleireiro de minha confiança e super-visar o trabalho dele e da maquilhadora no interesse da minha cliente.
• Ensinar dois amigos a fazerem "uma entrada carismática" nas reuniões sociais.
• Orientar o tipo de pensamento, estilo de vida e alimentação para se tornar bonita ou para perder peso ou o "ar grosseiro".
• Analisei longamente com o cliente bem bizarro as características da sua profissão e personalidade, para determinar a melhor estratégia para chegar ao seu objectivo pelo caminho mais curto e seguro.
• Como rentabilizar o sucesso obtido e mantê-lo, etc.
Depois sigo sempre atentamente e com ternura maternal, o percurso dos/as clientes e alerto-os/as oportunamente, para ultrapassarem da melhor maneira as tantas armadilhas provocadas pelo deslumbramento do sucesso.
Neste apoio acima de tudo "ensino a pescar". "Peixes"... só dou mesmo o mínimo indispensável. Para obter a auto-suficiência e vir a tornar-se independente.
Mas depois é um bom investimento manter os meus conselhos para quando já estiver bem lançado/a.
Não embandeire em arco com os primeiros sucessos, por favor!
Se não for por si que seja por mim. Pois fiquei sempre muito triste, das vezes que vi os meus clientes destruírem fabulosas carreiras, que nos tinham dado tanto trabalho a construir.
Por se terem entusiasmado demasiado com o êxito.
O êxito é um lugar solitário.
Mas eu vou estar sempre lá, para quando você precisar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Perdedor -- aquele que pauta as suas escolhas pelos critérios exteriores da maioria.
Qual velho do conto "o velho, o rapaz e o burro", vai perdendo a sua alma a troco de encher os olhos e calar as bocas do mundo ...

Maria Afonso Sancho disse...

O exterior deve refletir o interior. Valorizar as características de cada indivíduo. Tendo também em consideração o retorno social. Equilibradamente. Mantermo-nos atentos ao materializar dos sonhos mais íntimos.
Ao "único ser" que cada um de nós é.
Senão seremos só seres ocos.
Vazios.
Sem conteúdo.
Falsos.
Artificiais.
Eu consegui ajudar a tirar o melhor partido dos seres mais estranhos.
Que hoje são pessoas de grande sucesso social e não só.
Exatamente por serem quem são.
Às vezes para se chegar à Iluminação tem de se passar por possuir um Ferrari encarnado.
Materializar os nossos sonhos.
Sempre fiéis a nós mesmos.
Apenas sendo quem somos!