quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Flores Comestiveis

As flores comestíveis nas nossas refeições do dia – a – dia

Já há muitos séculos que se utilizam flores em culinária.
As flores comestíveis têm proteínas, vitaminas A, B, C, E, aminoácidos, gordura, amido e muitos minerais importantes para uma alimentação saudável e completa.


Já na Antiguidade, o uso das flores como alimento era do conhecimento de alguns povos como, por exemplo, a Althaea officinalis, conhecida pelos ingleses como marshmallow. As suas flores cor-de-rosa eram utilizadas em saladas.

Mais “modernamente”, as senhoras inglesas do tempo da rainha Vitória serviam aos seus comensais um prato sofisticado, ou seja, pétalas de rosa cristalizadas – as pétalas eram cobertas com clara de ovo e um pouco de água e, na hora de servir, polvilhavam-nas com açúcar.

Existem algumas que são mais conhecidas, pois temos à nossa mesa quase que diariamente, como a couve-flor, os brócolos, a alcachofra e a flor de abóbora,
Mas, também são comestíveis as capuchinhas, as rosas, as begónias, as calêndulas, os amores-perfeitos, os crisântemos, as tulipas, as flores de alfazema, as cravinas, verbenas-limão, girassol, cravo, prímulas, cravo da Índia, lírios, jasmim, gladíolo, violeta, borragem, dente de leão, papoila, gardénia, malva, alteia, magnólia, camomila, petúnia, gerânio (sardinheira), margarida, valeriana, dália (o tubérculo também é comestível), hibiscos e ainda flores de rúcula, sabugueiro e laranjeira.

As flores frescas podem ser guardadas no frigorífico durante10 dias, se estiverem bem fechadas. Coloque uma toalha de papel húmida dentro do recipiente com as flores.

Nos dias de hoje, a rosa é oferecida em saladas, geleias e tortas, que apresentam um sabor todo especial.

As pétalas de rosa há muito que são usadas em infusões e conservas. Agora são ingredientes de eleição para sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.

A capuchinha, muito decorativa, de gosto levemente picante e rica em vitamina C, combina na perfeição com saladas.
Nativa do Peru, foi introduzida na Europa no final do século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo.
A capuchinha, ou chagas, de que também se come a folha, é famosa pelas suas propriedades anti-anémicas.

Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos.
As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.

Nativo da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito encantou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas.

A flor da borragem, oriunda do norte de África, é secularmente conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde as suas propriedades depois de seca, e marca presença frequente em saladas ou em bolos e sobremesas.

A begónia, a tulipa, a alfazema e o gerânio são também contempladas nesta selecção, e as suas utilizações variam consoante a imaginação e a experiência dos cozinheiros, tendo sempre em conta as suas características – no fundo, tal como se utiliza qualquer outro ingrediente em culinária.


• Os vinagres e os azeites podem ser aromatizados com flores.
• Salpique flores nas suas saladas para ficarem mais coloridas e apetitosas.
• Faça cubos de gelo com flores.


Prepare as flores.

Existem várias coisas a fazer antes de poder usar as flores.

1-Colha as flores. O melhor momento para colher flores é logo de manhã. Ou no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado, se as flores aparentarem estar em boas condições.
2-Remova os estames e pistilos. Se forem óbvios (em flores grandes), remova-os. As partes brancas e grandes, os estames e os pistilos normalmente são amargos, e não devem ser ingeridos.
3-Lave as flores.
4-Deixe secar no ar.
5-Estão prontas a utilizar.

Avisos
• Evite consumir flores nas quais foram usados pesticidas. Se não tiver a certeza, evite-as. Não coma flores vindas de floristas - elas podem ter sido borrifadas com produtos químicos.

• FLORES VENENOSAS - Lírios do vale, violetas africanas, azáleas, dedaleira, narcisos, e outras. Evite-as e aprenda a reconhece-las.
• Evite - as flores do tomate, batata, beringela, pimentos e espargos.
• Se estiver em dúvida, não use.


1
Calêndula (Calendula officinalis): as pétalas desta flor rústica têm um sabor amargo e um pouco picante. Use-as cruas em saladas agridoces e salgadas. As pétalas também são um complemento especial para sobremesas à base de ovo como pudins e bolos ou podem ser corante para quiches, arroz, iogurte e queijos. As pétalas combinadas com as folhas são bons aromatizantes para bebidas. As suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletas, dando uma coloração como a do açafrão; usada também como corante de manteiga e queijo.

2
Gerânio (Pelargonium sp): as várias espécies de gerânios diferenciam –se pelas fragrâncias (maçã, hortelã, rosa ou limão). As flores frescas podem ser usadas antes de perderem o aroma em tortas, bolos e doces em geral. Também são muito usados em saladas.

3
Rosa (Rosa sp): pique finamente as pétalas de rosas e dê um toque diferente a doces, doces em caldas e geleias. Inteiras, as pétalas são usadas em saladas de fruta ou em molhos com frutos do mar. Os botões de rosa podem ser conservados em vinagre como pickles. Têm inúmeras utilizações. As pétalas conferem um sabor suave até mesmo em pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada a oriental. Também são usadas em xaropes, decorações ou coberturas, gelados, guarnições, geleias, manteiga, gelo e muito mais.
Muito tradicional na cozinha árabe, onde a essência de rosas é muito utilizada; Em cremes e mousses, combinadas com sumo de frutas. Normalmente é feita uma infusão primeiro para concentrar o sabor. Em limonadas e sumos de laranja, serve para dar um toque exótico.
Água de rosas é uma famosa utilização de pétalas de rosas.

4
Tulipa (Tulipa Sp): são comestíveis não só os bolbos mas também as pétalas misturadas em saladas. As flores inteiras podem ser recheadas com puré de batata, atum ou cebolinha-francesa.

5
Lavanda (Lavandula officinalis): estas pequenas flores são excelentes aromatizantes para pães recheados, tortas doces e bolos. Basta passá-las na picadora e misturá-las com os cremes doces para dar um aspecto azul claro e um toque picante. È ideal para chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, gelados, geleia, tortas, vinho, vinagrete. A lavanda dá o seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.

6
Violeta (Viola odorata) (não é a violeta-africana): são as preferidas da pastelaria francesa. As flores cristalizadas são usadas como geleia , decoração de bolos ou recheio de bombons. Além disso, são usadas para fazer licor. Quando fresca acrescenta-se às saladas, pudins e gelados. As pétalas das violetas têm um sabor doce.

7
Capuchinha (Tropaeolum majus): Flores, folhas e semente têm um gosto apimentado.
os gourmets costumam usar as flores em saladas, no lugar da pimenta. As flores vermelhas, amarelas e laranja podem ser ainda recheadas com queijo e cebolinha-francesa. estas flores perenes são as favoritas de saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. Elas são boas recheadas, cristalizadas ou como guarnição. Elas têm um gosto ligeiramente apimentado. As sementes são até usadas em substituição a pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.

8
Flor da aboborinha (Cucurbita pepo): as flores da aboborinha são muito utilizadas na cozinha italiana e na mexicana. Na primeira, são recheadas ou empanadas e fritas. Na cozinha asteca, são um ingrediente das queijadas. As flores podem ser consumidas fritas, empanadas em ovo e farinha, ou ainda recheada de queijo forte. Combina com sopa.. Pode ser até recheada acompanhando pratos salgados e fica incrível em risotos e saladas.

9
Cravo (Dianthus Sp): as pétalas das flores, que nascem no verão, são usadas em saladas de fruta. Também podem ser passadas na picadora e misturadas com nata bons em saladas, onde dão um toque de dourado.Têm um sabor doce, parecido com a noz-moscada. Sugerido para saladas e guarnições.
Cravina: As flores podem incorporar saladas, torta de frutas, sandes, e ainda para aromatizar vinagres, açúcar e vinho. Quando açucaradas, podemos enfeitar bolos. O corante extraído é muito usado em confeitaria. O seu corante é muito usado em confeitaria.

10
Margarida (Bellis perennis): as suas flores são usadas cruas em saladas. Também podem decorar pratos.

11
Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Existe um sabor cítrico e frutado no hibisco, mas é ligeiramente ácido, use com parcimónia.

12
Flor de cebolinho - são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado. A flor do alho também é boa, e vai dar um toque de alho à sua salada ou prato.

13
Dente de leão - deliciosos em salada, se colher as flores jovens e servir logo em seguida elas têm um sabor doce, parecido com mel.

14
Amor Perfeito - flores delicadas que são boas para adornar saladas. Outros tipos de usos incluem flutuar sobre a sopa, decorar sobremesas e guarnição para pratos. Não negligencie o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada., têm um sabor ligeiramente adocicado. Tem textura aveludada e é refrescante. Boa para aromatizar vinagres, a flor completa tem um sabor mais vegetal e ligeiramente ácido.

15
Petúnias - flores da \'Petunia x hybrida\', ou a petúnia de jardim, têm flores com gosto médio. Boa como guarnição.As pétalas têm um sabor floral suave e as flores são geralmente usadas como guarnição.

16
Borago officinalis, ou borragem: As flores, quando frescas, têm um tom azul e, quando mais velhas, passam para rosadas. São usadas em saladas , as flores, quando frescas, têm um tom azul e, quando mais velhas, passam para rosadas; sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. Usadas em saladas, formam um prato multicor e, segundo dizem, o sabor é de pepino. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz.

17
Anthemis tinctoria, ou camomila amarela : Usada para decorar saladas e pratos, assim como para fazer chás. Vinda do sul e centro da Europa, a sua floração ocorre entre julho e outubro, na Europa.


18
Helianthus annuus, ou o famoso girassol : Os botões florais são cozidos, servidos como espargos, e as flores em saladas. Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos, apenas as pétalas do girassol são comestíveis. Elas têm um sabor agridoce.

19
Myrtus communis - É a murta, e as suas pétalas podem ser usadas em salada de fruta.

20
Crocus sativus - É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima, pois, para termos 1 quilo, precisamos de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.

21.
Aloysia citriodora Palau ou verbena-limão: As suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, além do seu uso nos licores franceses. Originária do Chile e da Argentina.

22
Agave americana - Planta das américas Central e do Sul, a sua florescência demora entre 10 e 20 anos. Cultivada no México desde 1561,as suas flores são ingeridas com tortilhas. A sua seiva é fermentada e obtém-se o pulque, bebida que após ser destilada, origina a tequila ou o mescal.

23
Anethum graveolens - Conhecido também como endro ou aneto, e os ingleses chamam-lhe drill. As suas flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor.

24
Averrhoa carambola, ou carambola – As suas flores são usadas em saladas; o seu fruto é também conhecido como “fruto-estrela”, pois, quando cortado transversalmente, tem o formato de uma estrela. Podemos fazer sumo para beber. O seu sumo é bom para tirar manchas das mãos e das roupas. No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco, em 1817, pois os portugueses trouxeram-na da Índia, e a sua origem provávelmente é africana. Do seu fruto verde fazem-se picles.

25
Prímulas: as pétalas coloridas têm um sabor suave adocicado.

Sem comentários: