quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Nesta anual celebração da religião Consumismo


Nos meus estudos sobre alimentação encontrei sempre uma relação entre comer pouco e manter a saude e vida longa.
Como se cada um de nós tivesse uma certa quantidade de energia disponivel para uso durante a vida. E quem mais consumisse menos e pior viveria.
Hoje encontrei isto na net:
Após analisar as dietas de uma centena de pessoas com mais de 100 anos, eu constatei que a maioria comia menos que a quantidade média e às vezes jejuava. Elas seguem a regra dos "3/4": param de comer quando consideram estar 3/4 satisfeitas.
Outros estudos mostram que a ingestão de menos calorias aumenta a expectativa de vida nos animais - por que não ocorreria o mesmo nos seres humanos?
Para pensar: Se comer menos faz viver mais, o que acontece com as pessoas que aprenderam a não comer nada, que apenas "vivem de brisa" (de ar) e de luz? Tornam-se imortais?
Referência: Rui Fragassi e Dr. Maoshing Ni, Os Segredos da Longevidade: centenas de maneiras de viver bem até os 100, Editora Sextante, 2008.
Um bom tema para meditarmos agora que se aproxima a época de se comemorar o inferno do Consumismo.
Claro que eles usam eufemismos. Evitam dizer algo cruamente.
Contudo, bem no fundo, esta época consumista é desesperante. Além do mais com a crise a encurtar as finanças das familias.
Eu comecei a embirrar com esta celebração de consumismo quando, ainda estava eu em Belas Artes, vi uma das minhas colegas de apartamento chegar a casa com um objecto inefável de inutil e de feio que lhe tinham oferecido no emprego. Ela, entretanto mostrava-se aparentemente feliz com o presente. Mas eu, tive a certeza atendendo à cultura estética dela, que estaria apenas a tentar não ver o horror e o desperdício.
Ora eu, que nunca tive um emprego (mas sempre trabalhei) comecei nessa altura a lamentar que nesta época se desperdiçasse o 13º mês, tanta energia e tanto trabalho escravo em coisas de interesse tão discutível.
Depois havia aquela cultura dos presentes de Natal. Na maior parte dos casos até são giros, interessantes como busca. Mas... como é que eu vou usar isto?!? Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! :-0
E lá ficamos com mais uma colecção de coisas dentro duma gaveta.
Será que você precisa mesmo de mais algum trambolho?
E as nossas crianças/elefantes brancos precisam de aprender a valorizar o Amor em vez dos trambolhos.
Que tal comemorarmos mesmo o Natal do Cristo?
Escreva cartas a dizer às pessoas porque gosta delas e do que gosta nelas.
Alegre-lhes o coração!
(Bem... Todavia... se me quiser oferecer um carré do Harry Winston também me alegra o coração... Se vier acompanhado da tal carta;-)

Sem comentários: