terça-feira, 23 de março de 2010

O Turritopsis Nutricula ou Mais um Ser Imortal

O turritopsis nutricula, para simplificarmos as coisas chamemo-lo uma mini alforreca, tem lancado grande polemica nos meios cientifistas. Mais uma verdade inabalavel provadissima cientificamente que cai por terra... Oh...
Como acontece todos os dias... 
Bem, mas voltemos ao bichinho. Lancou toda esta polemica pois parece que se descobriu a fonte da juventude
E a Fonte da Juventude eh um tema que da sempre boas paragonas nos mass media
Tcham, tcham, tcham! Plim!
O segredo deste animal marinho parece ser a capacidade para controlar o seu ciclo de maturidade infinitamente através de um processo de transdiferenciação, permitindo que um tipo de células se transforme noutro.
O processo de transdiferenciação e regeneração de órgãos  ja era conhecido pelos investigadores, uma vez que alguns animais, como as salamandras ou as estrelas-do-mar, conseguem reconstruir algumas partes do seu corpo, mas de forma limitada. No caso do turritopsi nutricula, o caso é diferente, uma vez que consegue utilizar esta capacidade em todo o corpo, ou seja, cada vez que atingir a maturidade sexual, o ciclo de vida desta espécie volta ao início, ou seja à sua ‘infância’.
Esta capacidade de ultrapassar a morte está a provocar um aumento vertiginoso do número de exemplares que, aos poucos, começam a dominar os mares.
“Estamos a assistir a uma invasão silenciosa um pouco por todo o Mundo”, afirmou Maria Miglietta, uma das responsáveis pelo estudo agora apresentado pelo Instituto Tropical Marinho de Smithsonian, em Washington, nos Estados Unidos.
O que parece mais importante nisto tudo sao os horizontes que se abriram; na mente destes senhores cheios de certezas provadas cientificamente. 
Que se abriram a eles e a quem acreditava neles.
Sorria e que todos os seus mais belos sonhos se tornem realidade:-)))

Sem comentários: