Tive muito êxito na vida. E agora decidi fazer da minha vida um êxito. Busco o que é perene e eterno neste Universo composto de mudança. Portanto tenho muito com que me entreter. Aqui vou publicando textos e links que acho serem suficientemente curiosos para trocarmos ideias sobre os temas focados. Muitos têm que ver com as minhas dúvidas. Portanto um blog de discussão. Com poucas certezas. Pois obviamente tudo o que aqui se diz é pura ficção.
domingo, 25 de setembro de 2005
Conferência para a YPO
Outra descoberta que hoje fiz: o que dizem sobre mim no programa de uma University da Young President Association.
Esta é uma associação que foi fundada (óbvio) por um presidente de empresa... porém que a herdou antes dos 40 anos e por isso decidiu criar esta associação para prover a informação de que ele sentiu falta.
Fazem encontros em todo o mundo. Desta vez foi em Roma.
Mas fui convidada em Portugal. Só fui viver para lá 10 anos depois!
Falei exactamente no dia 10 de Junho de 1985. Ora como adoro Portugal estava encantada!
As conferências eram na Villa Medici, da Academia Francesa desde 1803.
Assisti a todas as que pude e aprendi muito. Os conferencistas eram do melhor a nível mundial!
Fiquei sempre com pena de ter perdido a de Michael Ledeen, um dos conselheiros do Presidente Americano Ronald Reagan.
(...one of world's leading authorities on intelligence and international affairs, a diplomat who has carried out some of the most sensitive and dangerous missions in recent American history, and an internationally-celebrated journalist...)
Tratou de "The future of the Soviet Empire", a Perestroika e a Glasnost.
Contudo falou ao mesmo tempo que eu. E ainda não tenho o dom da ubiquidade. ;-)
A minha conferência teve o título "Are we ruled by the stars?"
Tratava obviamente de astrologia, saúde natural e livre arbítrio.
Como era para homens de negócios deixei umas dicas para quando valeria a pena voltar a jogar na bolsa.
Claro que as festas foram lindas. A comida italiana deliciosa. Ficamos nos hoteis Hassler e no d'Inghilterra. Almoçavamos sempre buffet italiano no pátio interior da Villa Medici.
Como Richard Strauss, Mussolini, o Sha da Persia com Soraya, Rei Farouk, Gandhi e Chaing Kai-Shek jantamos no Casina Valadier (levei um vestido preto em seda baça e decote geométrico e estranho).
Na Villa Borghese.
Onde às 7 da manhã fazíamos jogging. Assistimos a uma passagem de modelos na Fendi. Passeei de trem pelos locais de sonho da Roma Antiga: Campo di Fiori (que quando eu vivi lá na década de 90... era onde eu comprava a fruta, peixe e hortaliças ;-), via del Pelegrino, Castel Sant'Angelo, Piazza Navona, Piazza di Spagna, Piazza del Popolo, etc.
A festa Dolcevita Cinema Party, na Cinecita foi bem divertida. Consegui usar um vestido anos 60 em autentico nylon. Que há poucos anos doei, com muitos outros, ao Museu do Traje de Lisboa.
Entregaram-me um papel de Sofia Loren numa cena ao pé da Boca da Verdade. Numa divertida dramatização de uma qualquer cena de um filme.
Visitei um estúdio gigantesco onde estavam a filmar o Navio, com Fellini.
E fartei-me de comer gnochis (diz-se nhóquis ;-) de sêmola e pizza bianca. Adoro gnochis!
Engordei. Pois.
A Itália foi sempre o único país onde estive em que eu engordava.
E 10 anos depois fui viver para lá...
Para finalizar tivemos um Gala Dinner-Black Tie no Palazzo Taverna. Organizado pela Principessa Stefanina Aldobrandini. Os vestidos das senhoras e a decoração eram muito bonitos mas sendo mais formal não foi tão divertido como no da Cinecitá.
Levei um vestido encarnado com decote trapézio. E hoje felizmente tornou-se moda, também cá, marcarem os caminhos dos convidados pelos jardins com velas perfumadas com citronela natural em contendores de barro.
Em suma um episódio da minha vida profissional bem agradável.
Mas naquela altura não dava grande valor a estas coisas, pois passava a vida assim. Agora 20 anos depois é que me dá gosto recordar.
Tive um mestre que dizia que para a evolução espiritual por vezes é necesário passar por possuir um descapotável encarnado. ;-)
sábado, 24 de setembro de 2005
Eu e o José Castelo Branco
Andava a arrumar papeis cá em casa e encontrei esta imagem. Cópia de uma foto antiga, que nalgum album tem de estar. Com tantas mudanças de casa e viagens, por vezes tenho surprezas destas.
Devido à actualidade do José Castelo Branco em todo o Portugal tinha de a publicar.
Conheci-o quando ele tinha 14 anos. Maquilhou-me numa agencia de modelos da Marluce, onde trabalhei. Muito mais tarde fez-me um tapete de Arraiolos com o desenho Seteais. Maravilhoso!
Ainda não se sonhava que algum dia existissem programas bizarros como a Quinta das Celebridades ou a Primeira Companhia.
Adoro a Betty, a mãe Nini o os irmãos dele Gabriela e Sérgio. São mesmo pessoas com quem dá gosto estar.
Quanto ao Zé... às vezes é um bocado difícil de aturar, pois quer tudo só como ele decide. Mas isto toda a gente sabe. Não estou a dar novidade nenhuma.
Nesta altura passava a vida a pedir-me estudos de astrologia e dietas. Mas não era propriamente cliente, pois nunca teve ou pagou consultas. Portanto não estou obrigada a manter o segredo do cliente que me consulta e tem todo odireito de não querer que se saiba. E também não estou a falar dos segredos dele.
O Zé e eu acabamos por ser compadres. Adoro estes parentescos antigos que já quase ninguém refere fora do mundo mais tradicional.
Eu e a Marinela Mirpuri somos as madrinhas do Guilherme, seu filho. Estive convidada para o último casamento dele mas, com grande pena minha, tive de partir urgentemente para Roma poucos dias antes.
Aqui estou eu numa festa no Estoril. Deve ter sido algum jantar de recolha de fundos para a Sida. Deduzo pelo laço no meu peito.
Recordo ter sido no Salão Preto e Prata do Casino e em fins de 1994. Pois poucos meses depois fui viver para Roma. Estava lá como convidada de honra a Duquesa de York Sarah Ferguson. E de me terem apresentado.
Não tenho mais dados de memória pois estão escritos na parte de trás da foto original. Quando a encontrar prometo que publico. Sempre é a cores.
O Zé é que tinha organizado esta mesa e, como optimo relações públicas que é, foi uma noite muito agradável. Estava ele então a dirigir a sua galeria de arte, a dois passos da Rua Direita em Cascais. Os vernissages dele eram sempre muito agradáveis e obviamente bem frequentados.
A Marinela também lá estava. Tinha um colar, impressionante, de diamantes sobre um vestido preto de veludo. Presente do pai para a mãe dela. A qual lho emprestou.
Claro que a Lili Caneças e a Margarida Prieto também estavam presentes; mas não na nossa mesa (a Lili e ele já se tinham zangado). De certeza que estavam, pois lembro-me de termos falado.
Como pode ver tive a honra de estar sentada à direita do Senhor Dom Henrique de Bragança. O qual é optima companhia e divertimo-nos sempre que calhe encontrar-nos nalguma festa.
Aqui tenho um ar bastante atrapalhado porque o Zé estava a empurrar-me com o ombro. E muito.
Provavelmente temia que a fotografa o deixasse fora da imagem.
Nesta altura eu era mais conhecida que o Zé.
Hoje ele é mais conhecido até que o Senhor Dom Henrique! ;-)
sábado, 10 de setembro de 2005
As minhas próximas conferências e cursos
Com frequência regular faço conferências, cursos e consultas em vários locais do país.
O próximo é em Cascais.
Depois tenho outro dia 12 de Outubro. Em Lisboa, num prédio pombalino da Baixa: Restaurante Tao.
Na Rua dos Douradores, 10, mesmo ao pé da Rua da Conceição.
Tenho outras para o Algarve.
E se você quiser podemos chegar a acordo para eu ir fazer uma conferência ou curso na sua terra, na sua loja ou na sua escola.
Pois adoro trabalhar em viagem, como fiz sempre durante os tempos no jornalismo, no cinema ou na moda.
Mas falemos da que nos está mais próxima no tempo:
Dia 27 de Setembro de 2005, terça-feira, às 19 horas
Conferência sobre o tema:
Conferência sobre o tema:
A Tal Pandemia
Vamos falar sobre a tal gripe das aves e outras gripes, como nos mantermos um péssimo caldo de cultura para virus, bactérias e outros que tais ;-) Ou seja mantermo-nos saudáveis.As vacinas valerão a pena?
Como pode melhorar o seu sistema imunitário com normas de vida e até com a comida.
E por isto no dia seguinte fazemos um curso de cozinha exactamente para isso.
Só podemos aceitar 12 pessoas para o curso. Porém pode convidar quem quiser para jantar conosco. Mas marque antes, por favor.
Informe-se, marque e inscreva-se no Restaurante Paradox em Cascais.
É mesmo em frente à Rodoviária que existe por baixo do Cascais Vila.Mas na rua, não no centro comercial. Olhe para o prédio em frente. No 1º andar verá um cartaz enorme em verde a dizer Paradox.
Se vier da estação dos comboios basta atravessar o túnel que a liga à rodoviária, sair desta e já chegou. Nem de um chapeu de chuva precisaria se estivesse a chover!
No dia 28, quarta feira, entre as 19 h e as 22 temos um
Curso de Cozinha Vegetariana
(respeitando as normas vegan, koscher e macrobióticas)
Curso de Cozinha Vegetariana
(respeitando as normas vegan, koscher e macrobióticas)
Porque de certeza você já sabe muito bem cozinhar com ovos e lacticínios e não precisa de vir aprender isso comigo.
O que lhe falta é saber fazer
comida que
sabe bem e faz bem
só com ingredientes vegetais.
Porque isto de mudar para vegetariano não é só deixar de comer carne e peixe.
Pois ficaria uma dieta desequilibradíssima.
E agora pasmemo-nos:comida que
sabe bem e faz bem
só com ingredientes vegetais.
Porque isto de mudar para vegetariano não é só deixar de comer carne e peixe.
Pois ficaria uma dieta desequilibradíssima.
A grande maioria dos vegetarianos tem problemas por comer excesso de produto... animal. Lembremo-nos que queijos, leite e ovos são de origem animal.
Há uma forma muito simples para verificar isso em si:
Olhe os seus dedos de perfil. Tem um alto na zona de pele antes das unhas?
Quanto mais alto então mais excesso de produtos animais tem comido.
Viu como se pode fazer diagnóstico de forma simples, eficiente, sem aparelhos dispendiosos nem dor!