sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Jejum e limpeza orgânica

Mais um texto do Rui Fragassi que explica com muita simplicidade coisas muito importantes sobre:
A Limpeza Orgânica
Suponha que lhe é dada uma vassoura para você limpar o chão de uma casa suja, que nunca foi limpa por décadas. Quando você começa a limpeza, o ar no interior da casa fica irrespirável devido ao pó que se espalha pelo ar durante a varreção.

Algo semelhante ocorre quando tomamos a iniciativa de limpar o nosso corpo, que acumulou lixo dos cadáveres (comida cozida) que comemos durante dezenas de anos. O nosso organismo é um sistema auto-limpante, que imediatamente começa sua própria limpeza se nós não exigirmos que ele dirija a maior parte de sua energia para outras atividades, como eliminar a comida que ingerimos (via "digestão").
A maneira mais rápida de o corpo iniciar sua auto-limpeza é não enfiando substâncias (sólidas ou líquidas) na boca e as fazendo descer pela garganta, até chegar ao estômago. Isto é chamado de jejum absoluto.
Quando iniciamos um jejum absoluto, toda a energia que era utilizada na expulsão das substâncias ingeridas pela boca (todas elas depositadas no vaso sanitário, na forma de fezes e urina; peso do que é engolido = peso do que sai no vaso sanitário!) são, agora, utilizadas na limpeza interna de nosso corpo.
Ocorre, então, algo parecido com a limpeza da casa suja: nosso corpo passa a expulsar todo o lixo acumulado por décadas por todos os poros do corpo, via pele, via respiração e via urina (geralmente, as fezes se interrompem, devido à falta de pressão intestinal acarretada pela ingestão de mais comida, acarretada pelo jejum). Resultado: você começa a exalar um cheiro não-agradável (começa a "feder"), correspondendo aos seus erros alimentares e médicos do passado.
Eu, por exemplo, quando faço jejum de alguns dias, começo a exalar forte odor de remédios, que tomei há mais de 50 anos atrás!
Portanto, esses remédios estão ainda armazenados em minhas células, apesar de ter se passado mais de meio século desde a sua ingestão. Para a maioria das pessoas, que pensam que não fazem jejum, aqui vai uma novidade: TODOS fazem jejum absoluto todos os dias, enquanto dormem à noite!
Portanto, quando levantamos pela manhã, após várias horas de jejum absoluto, podemos notar algumas coisas: nos sentimos um pouco melhor do que quando fomos dormir e estamos exalando um cheiro não muito agradável (principalmente via respiração), resultados da limpeza em andamento, propiciada pelo jejum. Rapidamente, vamos escovar os dentes e comer alguma coisa, o que desvia a energia vital da limpeza para a digestão, o que cancela rapidamente o cheiro desagradável que estivermos emitindo (via respiração, via boca - ao falar, via axilas, etc). E passamos a acumular mais lixo em nosso corpo, nos aproximando mais um pouco do cemitério...
Eu acho importante fazer uma limpeza com alimentos fisicos antes de começar um jejum absoluto. Mas isto são detalhes para considerar caso a caso.

7 comentários:

Anónimo disse...

Abaixo um artigo com visão inocente do papel da medicina no mundo atual. Na realidade, a maioria dos produtos das indústrias farmacêuticas (pertencentes aos illuminati) é feita visando reduzir a população mundial, isto é, para matar as pessoas no mais curto espaço de tempo possível, sem causar suspeitas.

----------------------------------------------------





MEDICINA FAZ MAL À SAÚDE

Por Sérgio Gwercman






"Os médicos estão entre as três maiores causas de morte atualmente"






Se dependesse do inglês Vernon Coleman, esse seria o uniforme ideal dos médicos. Dono de um diploma em medicina e um doutorado em ciências, Coleman abandonou a carreira após dez anos de trabalho para ganhar a vida escrevendo livros com títulos sugestivos do tipo Como Impedir o seu Médico de o Matar.






Autor de 95 livros, o inglês é um auto-intitulado defensor dos direitos dos pacientes. Em seus textos, publicados nos principais jornais do Reino Unido, costuma atacar a indústria farmacêutica - para ele, a grande financiadora da decadência - e, principalmente, os médicos que recusam tratamentos que excluam a utilização de remédios e cirurgias. Dono de opiniões polêmicas, Coleman ainda afirma que 90% das doenças poderiam ser curadas sem a ajuda de qualquer droga e que quanto mais a tecnologia se desenvolve, pior fica a qualidade dos diagnósticos.






Como um médico deve se comportar para oferecer o melhor tratamento possível a seu paciente? Os médicos deveriam ver seus pacientes como membros da sua própria família. Infelizmente, isso não acontece. Eles olham os pacientes e pensam o quão rápido podem se livrar deles, ou como fazer mais dinheiro com aquele caso. Prescrevem remédios desnecessários e fazem cirurgias dispensáveis.


Ao lado do câncer e dos problemas de coração, os médicos estão entre os três maiores causadores de mortes atualmente. Os pacientes deveriam aprender a ser céticos com essa profissão. E os governos, obrigá-los a usar um selo na testa dizendo "Atenção: este médico pode fazer mal para sua saúde".






Qual a instrução que pacientes recebem sobre os riscos dos tratamentos? A maior parte das pessoas desconhece a existência de efeitos colaterais. E grande parte dos médicos não conhece os problemas que os remédios podem causar.





Desde os anos 70 eu venho defendendo a introdução de um sistema internacional de monitoramento de medicamentos, para que os médicos sejam informados quando seus companheiros de outros países detectarem problemas. Espantosamente, esse sistema não existe. Se você imagina que, quando uma droga é retirada do mercado em um país, outros tomam ações parecidas, está errado. Um remédio que foi proibido nos Estados Unidos e na França demorou mais de cinco anos para sair de circulação no Reino Unido. Somente quando os pacientes souberem do lado ruim dos remédios é que poderão tomar decisões racionais sobre utilizá-los ou não em seus tratamentos.






Você considera que os médicos são bem informados a respeito dos remédios que receitam a seus pacientes? A maior parte das informações que eles recebem vem da companhia que vende o produto, que obviamente está interessada em promover virtudes e esconder defeitos.






Como resultado dessa ignorância, quatro de cada dez pacientes que recebem uma receita sofrem efeitos colaterais sensíveis, severos ou até letais. Creio que uma das principais razões para a epidemia internacional de doenças induzidas por remédios é a ganância das grandes empresas farmacêuticas. Elas fazem fortunas fabricando e vendendo remédios, com margens de lucro que deixam a indústria bélica internacional parecendo caridade de igreja.





E o que os pacientes deveriam fazer? Enfrentar doenças sem tomar remédios? É perfeitamente possível vencer problemas de saúde sem utilizar remédios. Cerca de 90% das doenças melhoram sem tratamento, apenas por meio do processo natural de autocura do próprio corpo. Problemas no coração podem ser tratados (não apenas prevenidos) com uma combinação de dieta, exercícios e controle do estresse. São técnicas que precisam do acompanhamento de um médico. Mas não de remédios.





Receber remédios não é o que os pacientes querem quando vão ao médico? É verdade que muitos pacientes esperam receber medicamentos. Isso acontece porque eles têm falsas idéias sobre a eficiência e a segurança das drogas. É muito mais fácil terminar uma consulta entregando uma receita, mas isso não quer dizer que é a coisa certa a ser feita. Os médicos deveriam educar os pacientes e prescrever medicamentos apenas quando eles são essenciais, úteis e capazes de fazer mais bem do que mal.





Que problemas os remédios causam? Sonolência, enjôos, dores de cabeça, problemas de pele, indigestão, confusão, alucinações, tremores, desmaios, depressão, chiados no ouvido e disfunções sexuais como frigidez e impotência.





Em um artigo, você cita três greves de médicos (em Israel, em 1973, e na Colômbia e em Los Angeles , em 1976) e diz que elas causaram redução na taxa de mortalidade. Como a ausência de médicos pode diminuir o risco à vida? Hospitais não são bons lugares para os pacientes. É preciso estar muito saudável para sobreviver a um deles. Se os médicos não matarem o doente com remédios e cirurgias desnecessárias, uma infecção o fará. Sempre que os médicos entram em greve as taxas de mortalidade caem. Isso diz tudo.






Muitas pessoas optam por terapias alternativas. Esse é um bom caminho? Em diversas partes do mundo, cada vez mais gente procura práticas alternativas em vez de médicos ortodoxos. De certa maneira, isso quer dizer que a medicina alternativa está se tornando a nova ortodoxia. O problema é que, por causa da recusa das autoridades em cooperar com essas técnicas, muitas vezes é possível trabalhar como terapeuta complementar sem ter o treinamento adequado. Medicina alternativa não é necessariamente melhor ou pior que a medicina ortodoxa. O melhor remédio é aquele que funciona para o paciente.






Em um de seus livros, você afirma que a tecnologia piorou a qualidade dos diagnósticos. A lógica não diz que deveria ter acontecido o contrário? Testes são freqüentemente incorretos, mas os médicos aprenderam a acreditar nas máquinas. Quando eu era um jovem doutor, na década de 70, os médicos mais velhos apostavam na própria intuição. Conheci alguns que não sabiam nada sobre exames laboratoriais ou aparelhos de raio X e mesmo assim faziam diagnósticos perfeitos. Hoje, os médicos se baseiam em máquinas e testes sofisticados e cometem muito mais erros que antigamente.





Você faz ferrenha oposição aos testes médicos realizados com animais em laboratórios. De que outra maneira novas drogas poderiam ser desenvolvidas? Faz muito mais sentido testar novas drogas em pedaços de tecidos humanos que num rato. Os resultados são mais confiáveis. Mas a indústria não gosta desses testes porque muitos medicamentos potencialmente perigosos para o homem seriam jogados fora e nunca poderiam ser comercializados.






Qual o sentido de testar em animais? Existe uma lista de produtos que causam câncer nos bichos, mas são vendidos normalmente para o uso humano. Só as empresas farmacêuticas ganham com um sistema como esse.





O que você faz para cuidar da saúde? Eu raramente tomo remédios. Para me manter saudável, evito comer carne, não fumo, tento não ficar acima do peso e faço exercícios físicos leves. Para proteger minha pressão, desligo a televisão quando médicos aparecem na tela apresentando uma nova e maravilhosa droga contra depressão, câncer ou artrite que tem cura garantida, é absolutamente segura e não tem efeitos colaterais.

Copyright (c) Abril S.A. Superinteressante - fevereiro 2004
Labels: medicina
# posted by Rui Fragassi @ 11:27 AM 2 comments

Anónimo disse...

"Você recomenda o jejum como um método para desintoxicar o corpo? Eu passei a ser vegetariano recentemente."

Sempre que se faz jejum, o corpo deixa de se ocupar com a digestão. Nesse período, ele pode se ocupar com a eliminação das células mortas, das toxinas. É como se fosse um dia em que você estivesse de folga e ficasse em sua casa fazendo faxina. Durante a semana toda você esteve tão ocupado e envolvido com outras atividades que não pôde limpar a sua casa. Quando o corpo não tem nada para digerir, ele começa a fazer uma faxina em si mesmo. Começa um processo espontâneo de jogar fora tudo aquilo de que você não precisa. O jejum é um método de purificação. De vez em quando, o jejum é muito belo - não fazer nada, não comer nada, só descansar. Tome tanto líquido quanto puder e simplesmente descanse - assim, o corpo fará uma limpeza em seu organismo.

Às vezes, se você achar que é necessário um jejum mais longo, pode fazer, mas tenha sempre muito amor pelo seu corpo. Se sentir que o jejum está lhe fazendo mal de alguma forma, interrompa-o. Se ele estiver beneficiando o seu corpo, você irá sentir-se mais cheio de energia, rejuvenescido, revitalizado. Esse deve ser o seu critério: se começar a perceber que está se sentindo mais fraco, se começar a perceber um tremor sutil, então, cuidado - deixou de ser uma purificação e tornou-se destrutivo. Pare!

Antes é preciso aprender toda a ciência do jejum. Na realidade, convém fazer o seu jejum perto de alguém que já tenha prática e conheça todo o processo muito bem, todos os sintomas. Depois de um jejum verdadeiramente purificador, você se sentirá renovado, mais jovem, mais limpo, mais feliz. O corpo funcionará melhor, pois foi descarregado de impurezas. O jejum, no entanto, só é necessário se você come do modo errado. Se você não tem uma alimentação ruim, não há necessidade de fazer jejum. Isso só é necessário quando você já fez muita coisa errada com o seu corpo - e todos nós comemos do modo errado. O homem perdeu o rumo na alimentação. Nenhum animal come como o ser humano deste planeta, eles só comem alimentos selecionados. Se você levar uma manada de búfalos para o pasto, eles só comerão um tipo específico de capim. Não comerão tudo o que virem pela frente, eles são muito seletivos. O homem, no entanto, está completamente perdido, não tem intuição alguma nesse sentido. Come qualquer coisa. Na verdade, é impossível descobrir algo que não sirva de alimento ao homem. Em alguns lugares comem-se formigas. Em outros, cobras. Em outros, cachorros. O homem come de tudo. Ele é simplesmente louco, não sabe o que está em sintonia com o seu corpo.

Anónimo disse...

"Você recomenda o jejum como um método para desintoxicar o corpo?

Sempre que se faz jejum, o corpo deixa de se ocupar com a digestão. Nesse período, ele pode se ocupar com a eliminação das células mortas, das toxinas. É como se fosse um dia em que você estivesse de folga e ficasse em sua casa fazendo faxina. Durante a semana toda você esteve tão ocupado e envolvido com outras atividades que não pôde limpar a sua casa. Quando o corpo não tem nada para digerir, ele começa a fazer uma faxina em si mesmo. Começa um processo espontâneo de jogar fora tudo aquilo de que você não precisa. O jejum é um método de purificação. De vez em quando, o jejum é muito belo - não fazer nada, não comer nada, só descansar. Tome tanto líquido quanto puder e simplesmente descanse - assim, o corpo fará uma limpeza em seu organismo.

Às vezes, se você achar que é necessário um jejum mais longo, pode fazer, mas tenha sempre muito amor pelo seu corpo. Se sentir que o jejum está lhe fazendo mal de alguma forma, interrompa-o. Se ele estiver beneficiando o seu corpo, você irá sentir-se mais cheio de energia, rejuvenescido, revitalizado. Esse deve ser o seu critério: se começar a perceber que está se sentindo mais fraco, se começar a perceber um tremor sutil, então, cuidado - deixou de ser uma purificação e tornou-se destrutivo. Pare!

Anónimo disse...

Antes é preciso aprender toda a ciência do jejum. Na realidade, convém fazer o seu jejum perto de alguém que já tenha prática e conheça todo o processo muito bem, todos os sintomas. Depois de um jejum verdadeiramente purificador, você se sentirá renovado, mais jovem, mais limpo, mais feliz. O corpo funcionará melhor, pois foi descarregado de impurezas. O jejum, no entanto, só é necessário se você come do modo errado. Se você não tem uma alimentação ruim, não há necessidade de fazer jejum. Isso só é necessário quando você já fez muita coisa errada com o seu corpo - e todos nós comemos do modo errado. O homem perdeu o rumo na alimentação. Nenhum animal come como o ser humano deste planeta, eles só comem alimentos selecionados. Se você levar uma manada de búfalos para o pasto, eles só comerão um tipo específico de capim. Não comerão tudo o que virem pela frente, eles são muito seletivos. O homem, no entanto, está completamente perdido, não tem intuição alguma nesse sentido. Come qualquer coisa. Na verdade, é impossível descobrir algo que não sirva de alimento ao homem. Em alguns lugares comem-se formigas. Em outros, cobras. Em outros, cachorros. O homem come de tudo. Ele é simplesmente louco, não sabe o que está em sintonia com o seu corpo.

Anónimo disse...

O homem deveria ser vegetariano, porque o seu corpo foi feito para digerir vegetais. Até os cientistas admitem o fato de que toda a estrutura do corpo humano mostra que não se deveria comer carne. O homem descende dos macacos (é um primata). Os macacos (e os gorilas, em particular) são vegetarianos - absolutamente vegetarianos. Ora, existem formas de se deduzir se uma espécie de animal é vegetariana: por exemplo, a extensão do intestino. Tigres e leões têm intestino curto, porque a carne que comem já é um alimento digerido. O trabalho da digestão já foi feito por outro animal. O homem tem um dos intestinos mais longos que existem: isto significa que ele é vegetariano. É preciso uma digestão longa e haverá muitos detritos que precisarão ser eliminados.

Se o homem não é carnívoro, mas continua comendo carne, o corpo fica sobrecarregado. No Oriente, todos os grandes praticantes da meditação - Buda, Mahavira - enfatizavam esse fato. Não era por causa dos conceitos de não-violência - isso é secundário -, mas porque, se você realmente quer entrar em meditação profunda, seu corpo precisa ficar mais leve, natural, fluido. Precisa estar descarregado, e o corpo de uma pessoa que come carne rotineiramente vive extremamente sobrecarregado.

Anónimo disse...

Observe o que acontece quando você come carne: quando matam um animal, o que acontece naquele momento? Evidentemente, ninguém quer ser morto. A vida quer ser preservada, o animal não está morrendo por vontade própria. Agonia, medo, morte, angústia, ansiedade, raiva, violência, tristeza - todas essas coisas surgem no animal. Como consequência, o corpo dele se enche de toxinas, de venenos. Todas as suas glândulas liberam venenos, porque o animal está morrendo com muita relutância. E, depois, você come essa carne envenenada. Toda a energia está envenenada e esses venenos vão para o seu corpo.

A carne que é comida por você pertenceu ao corpo de um animal. Ela existia para um determinado propósito. Havia um tipo específico de consciência no corpo do animal. Você está num plano superior ao da consciência do animal e, quando você come a carne dele, seu corpo vai para um plano inferior, vai para o plano do animal. Surge, portanto, uma discrepância entre sua consciência e seu corpo, o que irá causar tensão e ansiedade em você.

Anónimo disse...

Você deve comer coisas que são naturais para você. Coma frutas, nozes, verduras e legumes sempre que puder. E o mais bonito é que não é possível comer essas coisas exageradamente. Tudo o que é natural para você satisfaz rapidamente, porque sacia. Se algo não é natural, nunca o deixa totalmente satisfeito. Fique tomando sorvete: nunca você se sentirá saciado. Isso ocorre porque você não está comendo de acordo com as necessidades do seu corpo, você está comendo apenas pelo sabor. A sua língua tomou o controle da situação.

A língua nunca deveria estar no controle. Ela nada sabe sobre o estômago. Nada sabe sobre o corpo. A língua tem um propósito específico: sentir o sabor do alimento. Ela deve julgar, e apenas isso, que tipo de comida faz bem para o corpo. É a guardiã da porta, não o mestre. Quando a guardiã da porta se torna o mestre do corpo, tudo fica confuso.

Fonte: Osho, Corpo e Mente em Equilíbrio, Editora Sextante, 2008. ISBN 978-85-7542-349-3.