segunda-feira, 29 de agosto de 2005

As minhas fotos com GRANDES MESTRES : Aveline Kushi
























Há uns dias encontrei estas fotos.
Durante largos anos não usei a minha máquina fotográfia por ter sempre fotógrafos profissionais a fotografar-me.
Mesmo assim estudei fotografia, durante os anos que frequentei a ESBAL (hoje FBAUL) no Chiado. Mas estas fotos não devem grande coisa à Arte. São só recordações.
Vou começar pela foto em que estou a cozinhar com a Aveline Kushi (a mulher do papa da macrobiótica: Michio Kushi. Mas morreu há poucos anos de doença prolongada. O karma faz-nos destas surpresas. Muitas vezes pensei que ela estivesse com essa doença. Mas afastei sempre tal ideia: Como pode ter tal doença, a Aveline!
Afinal os nossos métodos de diagnóstico são mesmo bons.
E o mesmo já me aconteceu com muitas outras pessoas e em circunstancias muito diferentes. )
Estávamos em Lenk. Na Suíça.
Eu estou de camisola encarnada.
Este encontro internacional da comunidade Macrobiótica acontecia anualmente em Lenk.
Nesta altura, 1986, eu estava a estudar no Kushi Institut of Switzerland. Em Kiental. Foi o 2º curso que eles organizaram.
Andei sempre pelos primeiros e segundos cursos. Quando não andava a estudar directamente com os mestres, mesmo antes de haver escolas...
Assisti o Ryck Vermuyten e o Ferro Ledvinka nas consultas.
E a Aveline, mulher do Michio Kushi, na aula de cozinha.
Julgo que foi nesta aula em que lhe perguntaram porque não escrevia mais livros de cozinha. Ela deu uma resposta que tenho recordado muitas vezes quando me perguntam quando escrevo um livro de receitas:
-Escrever um livro de receitas de cozinha é um grande aborrecimento!
Quando já cozinhamos criativamente, sem precisar de pesar e medir nada, é que estamos preparados para escrever um livro. Mas para isso temos de voltar a pesar e medir tudo.
Uma colega e amiga americana fez esta foto. Felizmente!
Senão nem esta foto tinha. Eu já tinha estado em quase todos os seminários.
Que para eles, os Kushi, os seus franchisados tinham organizado anualmente cá em Portugal. Mas nunca fiz foto alguma. Porém tudo na vida acontece da melhor maneira.
Mesmo quando não parece nada. ;-)

1 comentário:

Maria Afonso Sancho disse...

PLEASE, DO NOT POST SPAM HERE, I WILL REMOVE ALL MESSAGES !!!
SO, DON'T LOOSE YOUR TIME