domingo, 25 de setembro de 2005

Conferência para a YPO



Outra descoberta que hoje fiz: o que dizem sobre mim no programa de uma University da Young President Association.
Esta é uma associação que foi fundada (óbvio) por um presidente de empresa... porém que a herdou antes dos 40 anos e por isso decidiu criar esta associação para prover a informação de que ele sentiu falta.
Fazem encontros em todo o mundo. Desta vez foi em Roma.
Mas fui convidada em Portugal. Só fui viver para lá 10 anos depois!
Falei exactamente no dia 10 de Junho de 1985. Ora como adoro Portugal estava encantada!
As conferências eram na Villa Medici, da Academia Francesa desde 1803.
Assisti a todas as que pude e aprendi muito. Os conferencistas eram do melhor a nível mundial!
Fiquei sempre com pena de ter perdido a de Michael Ledeen, um dos conselheiros do Presidente Americano Ronald Reagan.
(...one of world's leading authorities on intelligence and international affairs, a diplomat who has carried out some of the most sensitive and dangerous missions in recent American history, and an internationally-celebrated journalist...)
Tratou de "The future of the Soviet Empire", a Perestroika e a Glasnost.
Contudo falou ao mesmo tempo que eu. E ainda não tenho o dom da ubiquidade. ;-)
A minha conferência teve o título "Are we ruled by the stars?"
Tratava obviamente de astrologia, saúde natural e livre arbítrio.
Como era para homens de negócios deixei umas dicas para quando valeria a pena voltar a jogar na bolsa.
Claro que as festas foram lindas. A comida italiana deliciosa. Ficamos nos hoteis Hassler e no d'Inghilterra. Almoçavamos sempre buffet italiano no pátio interior da Villa Medici.
Como Richard Strauss, Mussolini, o Sha da Persia com Soraya, Rei Farouk, Gandhi e Chaing Kai-Shek jantamos no Casina Valadier (levei um vestido preto em seda baça e decote geométrico e estranho).
Na Villa Borghese.
Onde às 7 da manhã fazíamos jogging. Assistimos a uma passagem de modelos na Fendi. Passeei de trem pelos locais de sonho da Roma Antiga: Campo di Fiori (que quando eu vivi lá na década de 90... era onde eu comprava a fruta, peixe e hortaliças ;-), via del Pelegrino, Castel Sant'Angelo, Piazza Navona, Piazza di Spagna, Piazza del Popolo, etc.
A festa Dolcevita Cinema Party, na Cinecita foi bem divertida. Consegui usar um vestido anos 60 em autentico nylon. Que há poucos anos doei, com muitos outros, ao Museu do Traje de Lisboa.
Entregaram-me um papel de Sofia Loren numa cena ao pé da Boca da Verdade. Numa divertida dramatização de uma qualquer cena de um filme.
Visitei um estúdio gigantesco onde estavam a filmar o Navio, com Fellini.
E fartei-me de comer gnochis (diz-se nhóquis ;-) de sêmola e pizza bianca. Adoro gnochis!
Engordei. Pois.
A Itália foi sempre o único país onde estive em que eu engordava.
E 10 anos depois fui viver para lá...
Para finalizar tivemos um Gala Dinner-Black Tie no Palazzo Taverna. Organizado pela Principessa Stefanina Aldobrandini. Os vestidos das senhoras e a decoração eram muito bonitos mas sendo mais formal não foi tão divertido como no da Cinecitá.
Levei um vestido encarnado com decote trapézio. E hoje felizmente tornou-se moda, também cá, marcarem os caminhos dos convidados pelos jardins com velas perfumadas com citronela natural em contendores de barro.
Em suma um episódio da minha vida profissional bem agradável.
Mas naquela altura não dava grande valor a estas coisas, pois passava a vida assim. Agora 20 anos depois é que me dá gosto recordar.
Tive um mestre que dizia que para a evolução espiritual por vezes é necesário passar por possuir um descapotável encarnado. ;-)