quarta-feira, 21 de maio de 2008

Até que enfim! Alguém disse que o rei vai nu na cozinha pretenciosa.

Já não era sem tempo!
Santi Santamaria disse que o rei vai nu.
E rebentou o escandalo na cozinha pretenciosa.
Em Espanha vivem uma polémica acerca das liberdades criativas/experiencia científica/numero de circo tomadas com os alimentos, nos restaurantes que aparecem mais bem localizados nas listas das publicações especializadas.
Já há muito tempo que me aborreciam estes devaneios eruditos e sem limites, com que certos cozinheiros brincam com a saude dos seus clientes. Clique aqui para saber mais.
E prescinda das invenções sem sabedoria nem amor.
Também e especialmente na sua comida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Descansar e relaxar são a única via para a recuperação das energias perdidas, da recuperação dos tecidos e a eliminação das toxinas. A atividade, a tensão e o excitamento levam ao desgaste das energias e a destruição dos tecidos e impedem a eliminação dos resíduos tóxicos. À atividade precisa seguir o repouso.
Produzir por 3 ou 4 pessoas tende a ser considerada uma qualidade indiscutível, enquanto que esforço menor é visto como preguiça e incapacidade. Em todas as áreas da atividade perdeu-se a condição de avaliar o desempenho de uma pessoa na sua medida humana e tende-se a comparar o homem com a máquina, que pode trabalhar até que quebre, e tenha que ser reparada ou jogada fora como inútil.
Não somos máquinas e não fomos projetados para trabalhar sem descanso e sob estresse. O trabalho, o esforço é enobrecedor, desde que não ponha em risco a saúde e a vida humana e, ainda, não interfira com o desenvolvimento interior. Ficar quieto, em paz e em repouso é fundamental à saúde e a felicidade. Nenhuma condição de má saúde tem solução se alguém não repousa mais do que costuma.
Descansar e dormir são duas condições essenciais dos processos de restauração. Não há nada que possa substituir a função do sono, por exemplo. Não há nada que se possa colocar no lugar do repouso necessário para recuperar as forças gastas na atividade. Nenhuma condição de saúde, juventude e capacidade muscular dá a alguém a condição de atuar sem descansar. Pensar, sentir e falar gastam tanta energia quanto trabalhar arduamente com os músculos. O repouso mental e a quietude são fundamentais para que o descanso tenha êxito. Ruídos, luzes, pensamentos e sentimentos que exigem atividade e soluções interferem na recuperação das forças perdidas.
É importante que cada um descubra seus limites e organize a sua vida em função de suas demandas. Tanto a necessidade excessiva de descanso como a necessidade ansiosa de exercício, trabalho e atividade é patológica, anormal e leva a doença, ou ainda, já é má saúde.

Maria Afonso Sancho disse...

muito obrigada por este texto.
Gosto muito.
Apareça sempre.
Com mais coisas desta qualidade.