quarta-feira, 19 de outubro de 2005

As melhores Casa de Modas




Na imagem da esquerda estou com o vestido encarnado e na da direita tenho o vestido de riscas e flores. E nesta também uma maquilhagem fortíssima de passerelle; mas resolveram aproveitar esta foto para publicidade e deu este resultado.
Nos anos 80 as casas que contratavam os melhores manequins eram poucas. Eram a Carmem Modas, a Ayer e o Eduardo Martins. Em Aveiro havia a Boutique Belle Epoque.
As outras apareciam e desapareciam.
Ou então eram as colecções de fábrica que não faziam grandes passagens nos grandes salões dos melhores hoteis.
Alugavam uma sala num hotel bom e nela reuniam a equipa de vendedores que convidavam os seus clientes donos de lojas. Nós ficávamos juntas noutra sala, com as roupas e as assistentes. Quando vinham clientes mostrávamos toda a colecção ou só as peças que eles escolhessem.
Onde se ganhava muito bem era nestas mesmas passagens de fábrica.
As melhores eram a Helen Arn ou Maria Helena Almeida, a Hevimac, Dali/Pierre Cardin e muitas outras que já não recordo.
Muitas colegas achavam isto tudo muito aborrecido porque passamos muito tempo à espera, sem fazer quase nada.
Eu levava um livro interessante, encontrava um local confortável e trabalhava quando mo pediam. Dizíamos piadas, partilhávamos as emoções dos namoros, íamos almoçar e jantar perto.
Em geral tínhamos uma ou duas assistentes por manequim para nos ajudar a vestir e despir. Despir depressa era muito importante, pois tínhamos de voltar a sair o mais rápidamente possível para a passerelle.
Toda a gente era muito agradável e divertida. Pelo menos quando eu lá estava.
Numa época uma destas empresas não me contratou. Porém na seguinte procurou-me logo bem cedo. Disse-me o dono que eu dava bom ambiente entre colegas. Na época anterior tinham tido muitos litígios e problemas.
Portanto conselho para quem sonha com esta profissão: arme-se de paciência. Como eu costumava responder às minhas colegas impacientes por estarem a fazer nada:
-Qual é o problema de não fazer nada?
Pagam-nos tão bem para isto!
E voltava ao meu livro.

1 comentário:

Anónimo disse...

This is very interesting site... » » »